Projeto “Santa Maria Basquetebol” encerra atividades do ano consolidado na zona Oeste de Santa Maria
28 de dezembro de 2021Além das conquistas do vice-campeonato gaúcho nas disputas sub-17 e sub-19, e ainda a convocação de Vinicius Züge para Camp sub-17 da Confederação Brasileira de Basketball, a temporada 2021 chega ao final de forma especial para o Corintians/ASIBA e o basquete santa-mariense, com a consolidação do projeto social “Santa Maria Basquetebol”, angariado junto à Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério da Cidadania e apoiado pela prefeitura municipal, que atende crianças entre 8 e 12 anos com aulas gratuitas de basquete.
Iniciado oficialmente em agosto, quando teve sua primeira aula realizada no dia 12/08, na quadra de esporte da Praça CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados), o projeto “Santa Maria Basquetebol”, que já atende cerca de 60 meninos e meninas no Bairro Nova Santa Marta, e que passou a ter aulas ministradas em dois núcleos, concentrados na Escola Marista Santa Marta e na Escola Estadual Augusto Ruschi, com atividades duas vezes na semana e de duração de 1h30 cada, chegaram ao fim na última quarta-feira (22/12), e têm retorno previsto para fevereiro de 2022, quando reinicia o ano letivo das escolas onde as bases estão localizadas.
Para ser executado, o “Santa Maria Basquetebol” aprovado em agosto de 2019, permaneceu em captação por 18 meses e contou com o apoio da inciativa privada, através do aporte de 13 empresas locais, além do suporte do poder Executivo municipal, que se juntou a esta parceria pleiteada junto ao Governo Federal.
Para os professores responsáveis pelas turmas este ano, Ricardo Leal, o Catila, Leandro Leal e Luzardo Franzen, o planejamento para os primeiros meses alcançou o objetivo de ser um meio de transformação para as crianças através do ensino da modalidade e dos valores que carrega.
– Há mais de 15 anos tínhamos essa ideia de democratizar e descentralizar o basquete. A gente vê muito potencial nestes bairros mais afastados do centro e não via perspectiva de chegar nestas crianças e adolescentes. Com este projeto, estamos alcançando esse novo público para que conheçam o esporte, aprendam a jogar esta modalidade, e o principal, que é a formação da pessoa, com disciplina, organização, incentivo à educação, já que eles precisam estar matriculados no ensino regular. Por último fica buscar talentos, porque também queremos que estes meninos tenham oportunidades. – destaca o coordenador do projeto, o professor Ricardo “Catila” Leal.
No encerramento do ano, o Projeto presenteou seus alunos e alunas com kits de materiais escolares para o próximo período letivo, arrecadados em parceria com as famílias dos atletas de base do Corintians/Asiba.
O “Santa Maria Basquetebol” é desenvolvido através da Lei de Incentivo ao Esporte e sua manutenção depende exclusivamente do apoio de colaboradores através de renúncia fiscal de pessoas físicas e jurídicas.
Para se tornar um apoiador da iniciativa, as doações podem ser feitas pelo Imposto de Renda Pessoa Física (até 6%) ou Jurídica (1%).
Banco do Brasil:
1º Identificador: CNPJ ou CPF do Doador
2º Identificador: Código 1 – Doação
Outros bancos, através de depósito:
Informar o código 20 – Doações Lei 12.715/12
Outros bancos, através de TED:
Informar no campo finalidade os seguintes códigos
Código 44 – Lei 12.715/12 – Doação (transferências realizadas pelos clientes)
Código 94 – Lei 12.715/12 – Doação (transferências realizadas pelos próprios bancos)
Conta para depósito:
Banco do Brasil
Agência nº 2893-2
Conta Corrente (Captação) nº 55396-4
Associação Santa Mariense de Incentivo ao Basquete
CNPJ: 07.581.954/0001-84
Doação Pessoa Física: até 6% do Imposto de Renda
Doação Pessoa Jurídica: até 1% do Imposto de Renda
O comprovante de depósito, juntamente com o recibo fornecido pela Asiba, serão utilizados para comprovar a doação e abater do Imposto de Renda a pagar.
Para informações contate: (55) 99971 6629 ou (55) 981129604
Texto: Diogo Viedo/EsporteSUL