Copa Rio Grande o Sul em cheque para o Corintians/Asiba
10 de dezembro de 2020Segunda etapa da competição foi adiada pela Federação Gaúcha de Basketball (FGB) e não tem data para ser realizada
Inicialmente prevista para ocorrer neste próximo sábado (12/12) em Santa Maria e no domingo (13/12) em Santa Cruz do Sul, a segunda e última etapa da Copa Rio Grande do Sul de Basquetebol precisou ser transferida e já corre sérios riscos de não ser realizada.
Criada pela Federação Gaúcha de Basketball (FGB) para substituir o Campeonato Gaúcho de categorias de base em 2020, no sub-16 e sub-18, a competição está cada vez mais cercada de dúvidas por conta do momento crítico da pandemia em todo estado, com elevação no número de casos e de hospitalizações em leitos de UTI de pacientes com Covid-19.
Das 21 regiões apenas uma está em bandeira laranja. As demais, como Santa Maria e Santa Cruz do Sul, cidades sedes da Copa RS, estão todas em bandeira vermelha no mapa do distanciamento controlado, com alto risco epidemiológico.
A intenção da FGB até é realizar a segunda etapa ainda neste ano, mas como os municípios apresentam piora na avaliação dos três indicadores que analisam os dados específicos de cada região dificilmente a bola laranja volte a subir pela competição.
Vale lembrar que pelo decreto do governo para sediar partidas e treinos de equipes amadoras a região precisa estar em bandeira amarela ou há pelo menos duas semanas consecutivas na bandeira laranja.
Na primeira fase da Copa RS o Corintians/Asiba largou com três vitórias e uma derrota. No Sub-16, em Santa Cruz do Sul, a equipe venceu a LUBA, de Uruguaiana, por 74 a 30 e foi superado pelo Projeto Cestinha, de Santa Cruz do Sul, por 66 a 50. Já no Sub-18, em Santa Maria, o time alviverde bateu o BBC, de Bagé, por 77 a 62 e a LUBA por 88 a 69.
Na próxima semana a FGB promete se manifestar oficialmente sobre a conclusão da Copa RS.
Texto e foto: Bruno Tech/EsporteSUL