Lançamento oficial do projeto Social Santa Maria Basquetebol marca dia histórico para o Corintians/Asiba
12 de agosto de 2021Em uma cerimônia tomada pela emoção e que contou com a presença de autoridades como o prefeito Jorge Pozzobom e os secretários Esporte e Lazer, Gilvan Ribeiro, e Cultura, Rose Carneiro, além de atletas que representam Santa Maria no cenário estadual, pais, professores da rede escolar, imprensa e crianças, o projeto social “Santa Maria Basquetebol” foi lançado oficialmente na tarde desta terça-feira (10/08).
A concretização de um antigo sonho do Corintians/Asiba – Associação Santa-mariense de Incentivo ao Basquete, angariado junto à Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério da Cidadania e apoiada pela prefeitura municipal, enfim, se tornou realidade e passará a atender meninos entre 8 e 12 anos com aulas gratuitas de basquete no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no Bairro Nova Santa Marta, região Oeste de Santa Maria.
Além de discursos e mensagens entusiastas de membros do Corintians/Asiba, integrantes do Executivo municipal e do Legislativo, como o vereador Givago Ribeiro, ex-atleta de canoagem, que comemoraram a implementação do projeto que tem como pilares o incentivo ao basquete e a prática de atividades esportivas, a inclusão social e a lapidação de talentos que possam integrar as equipes alviverdes, o evento que também serviu para apresentação a professores das escolas da região, ficou marcado ainda pela participação simbólica dos primeiros alunos, que foram à quadra junto a atletas corintianos para um contato inicial com a bola e a cesta, em uma pequena demonstração de como passarão a ser preenchidas as tardes de atividades na quadra do complexo CEU.
O projeto que terá Ricardo Leal, o Catila, um dos mais experientes treinadores gaúchos como professor, além de Leandro Leal, ambos técnicos das equipes de competição do Corintians/Asiba, inicia com uma expectativa de acolher até 60 crianças em aulas divididas em três turmas, às terças e quintas-feiras, das 14h às 17h, na quadra de esportes da Praça CEU.
Sem esconder a satisfação em poder difundir ainda mais o esporte da bola laranja, Catila manifestou o sentimento na tarde histórica para o basquete santa-mariense:
– Há mais de 15 anos tínhamos essa ideia de democratizar e descentralizar o basquete. A gente vê muito potencial nestes bairros mais afastados do Centro e não via perspectiva de chegar nestas crianças e adolescentes. Com este projeto, estamos alcançando esse novo público para que conheçam o esporte, aprendam a jogar esta modalidade, e o principal, que é a formação da pessoa, com disciplina, organização, incentivo à educação, já que eles precisam estar matriculados no ensino regular. Por último fica buscar talentos, porque também queremos que estes meninos tenham oportunidades. – revelou Catila.
O prefeito Jorge Pozzobom reforçou a importância de incentivo e reconhecimento do esporte, principalmente de diversas modalidades esportivas. Ele também salientou que o Santa Maria Basquetebol foi possível por ter feito captação de verba pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte e apoio da Prefeitura.
– Nós estamos aqui para mostrar que esporte é muito mais do que futebol, com todo respeito a esta modalidade. Mas as pessoas pensam em esporte e pensam em futebol. Há pouco tivemos as Olimpíadas que mostraram a potência esportiva do Brasil. E é claro que não podemos esquecer a história do basquete do Corintians aqui em Santa Maria. E este projeto é possível porque a Asiba fez captação por meio de uma lei federal, o que é ótimo. E a Prefeitura entrou nessa parceria cedendo aqui o espaço para as aulas, e vamos ajudar mais com o que estiver ao nosso alcance. – destacou Pozzobom, que participou do lançamento da iniciativa.
Para o secretário de Esporte e Lazer, Gilvan Ribeiro, investir no esporte para crianças é focar em disciplina, em saúde preventiva e em desenvolvimento humano. Ele salienta que a parceria entre a Asiba, que é gestora do Corintians Basquetebol, e a Prefeitura.
– Nós temos o início de uma parceria muito importante entre a Prefeitura e a Asiba Corintians, porque vai atender crianças da Região Oeste, o que representa dar uma chance para os moradores desta área e também de utilizar um espaço público, que foi construído para a comunidade. Além disso, é uma parceria de grande potencial, já que nós, do Executivo Municipal, não temos braço e perna para tudo, então, as parcerias com as entidades esportivas que possibilitam que os projetos possam realmente ocorrer são as mais frutíferas. – reforçou Gilvan.
As aulas começam já nesta quinta-feira (12/08), na quadra de esporte da Praça CEU. Para as inscrições, os responsáveis pelas crianças devem ir até o local, nas terças ou quintas-feiras, das 14h às 17h, e apresentar RG, CPF e comprovante de residência (em nome do responsável legal), RG e atestado de matrícula e de saúde para prática esportiva.
SANTA MARIA BASQUETEBOL
– O que é – Projeto social gratuito que ensina a prática de basquete;
– Quem pode participar – Meninos, de 8 a 12 anos, moradores da Região Oeste e que estejam matriculados no ensino regular, de preferência em escola pública;
– Para inscrição (abertas até 30/08) – Ir até a Praça CEU, nas terças e quintas-feiras, das 14h às 17h (dias e horários das aulas) e apresentar os seguintes documentos:
RG, CPF do responsável legal e comprovante de residência (em nome do responsável) – RG e atestado de matrícula da criança
Atestado de saúde da criança para prática esportiva
– Vagas – São 60 vagas, divididas em três turmas:
Das 14h às 15h, 20 vagas
Das 15h às 16h, 20 vagas
Das 16h às 17h, 20 vagas.
Informações: (55) 98150.1975.
Texto: Diogo Viedo/EsporteSUL