15 de Outubro – Dia do Professor
16 de outubro de 2021Basquete, minha vida.
O basquete chegou na minha vida cedo, morava na frente de um clube que respirava essa modalidade, fui atleta e depois me tornei técnico. Neste contexto, fui me tornando pessoa e acreditando que poderia aprender muito mais que ensinar, sempre procurando me capacitar para poder passar todas as vivencias e experiências adquiridas.
Muito mais derrotas que vitórias foram me tornando essa pessoa que sempre vai acreditar em lutar cada vez mais pelos sonhos, que é a formação de atletas. Acredito na formação integral da pessoa, um ser responsável, companheiro, perseverante, amigo.
Esse sonho se torna realidade quando as gerações que passam por nós, se tornam atletas, profissionais qualificados e amigos para sempre.
No livro “Onze anéis – Alma do sucesso” biografia do técnico de basquete Phil Jackson, múltiplo campão da NBA, que me inspira, traz uma citação do Tao te Ching, texto sagrado chinês, que ao citar uma abordagem sobre a liderança exemplifica o que penso para minha vida.
“Só tenho três coisas a ensinar:
simplicidade, paciência, compaixão.
São os três maiores tesouros.
Simples nas ações e nos pensamentos,
você retorna à fonte do ser.
Paciente com amigos e inimigos,
você aceita as coisas do jeito que são.
Compassivo em relação a sim mesmo,
você reconcilia todos os seres do mundo.”
Ser educador nessa modalidade que amo, é a realização de minha vida. O basquete é minha paixão, que me move, que me motiva, é o que me faz chorar e sorrir.
Ricardo Leal
Coordenador e técnico das equipes de base do Corintians/Asiba.